R$ 18 MIL
para projetos de curtas documentais de estudantes cotistas e bolsistas de universidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
+ ENCONTROS FORMATIVOS E MENTORIAS
Em 2004, a Matizar trouxe para as telas a vida e o sonho de três jovens rappers da Zona Norte do Rio, no premiado documentário “Fala Tu”, de Guilherme Coelho. Vinte anos depois, queremos novamente as juventudes em foco. Agora, é hora de mostrar as histórias que elas querem contar.
Programa de Formação
Lia Bahia
Coordenação pedagógica
Professora e pesquisadora do departamento de cinema e vídeo da UFF. Realiza investigações sobre economia política do cinema e do audiovisual, com foco em políticas públicas, e integra o Fórum de Tiradentes. Trabalhou na gestão pública com políticas de fomento, formação e difusão e publicou o livro “Discursos, políticas e ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro” entre outros textos.
Allan Ribeiro
Mentoria
Formado em Cinema na UFF. Realizou cinco longas: “Esse amor que nos consome” (2012), "Mais do que eu possa me reconhecer" (2015), "O dia da posse" (2021), "Mais um dia, Zona Norte" (2023) e "Copacabana, 4 de maio" (2025) que receberam prêmios em festivais como Brasília, Olhar de Cinema e Tiradentes. Se destacam ainda os curtas “O brilho dos meus olhos” (2006), “Ensaio de Cinema”(2009), "O Clube”(2014); "Eu fui assistente do Eduardo Coutinho" (2023) e a série "Noturnas" (2016) com 46 episódios mini-documentais.
Milena Manfredini
Mentoria
Cineasta, antropóloga e artista visual. Formada em Antropologia pela PUC-Rio e mestre pelo Programa de Cultura e Territorialidades da UFF. Dirigiu e roteirizou filmes como De um lado do Atlântico (IMS), Grandes Senhoras (Goethe-Institut), Laudelina e a felicidade guerreira, entre outros. Roteirista de Chic Show (Globoplay). Cria obras comissionadas a convite de instituições como IMS, MAR, MAM Rio, entre outras.
Mariana Baltar
Aula inaugural de Conceito de Documentário
Doutora em Comunicação pela UFF, é professora da graduação e do PPGCine (UFF) e coordenadora do Nex: Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais. Publicou o livro Realidade Lacrimosa (2019) e artigos em revistas como Aniki (2023) e Matrizes (2019). Em 2021, foi contemplada pelo edital "Cientista do Nosso Estado" (Faperj). Consultora do Núcleo Criativo Reinvenções do Cinema de Gênero (2016), é presidente da Socine desde 2023.
Marcelo Gomes
Consultoria de roteiro
Seu primeiro longa-metragem, Cinema, Aspirinas e Urubus, (2005), foi exibido no festival de Cannes como parte da programação Um Certo Olhar onde recebeu o prêmio do Ministério da Educação da França. Os filmes de Gomes já viajaram para diversas telas internacionais, entre elas Veneza, Toronto, San Sebastian e Berlim. Seu último filme, Retrato de um Certo Oriente (2024), estreou no Big Screen Competition do IFFR (Roterdã). Em 2025 fez a direção geral da série Máscaras de Oxigênio não cairão automaticamente, exibida na plataforma HBO Max e apresentou no Festival de San Sebastian o filme Dolores, co-dirigido com Maria Clara Escobar.
Negro Léo
Encontro 01: Processo
Artista maranhense. Com 12 discos lançados desde 2012, tem tocado em palcos prestigiados no mundo, como Cafe Oto (Londres), Counterflows Festival (Glasgow), ADR Lincoln Center (Nova Iorque), Festival NRMAL (CDMX), Virada Cultural Paulista (SP), Modern Skylab (Xangai), Le Guess Who Festival (Utrecht), entre outros. No teatro, participou da ópera, O café, com música de Felipe Senna, a partir de libreto de Mário de Andrade, e direção de Sergio Carvalho da Cia. do Latão; participou também da Pretoperitamar, com direção de Grace Passô e Anelis Assumpção. É integrante da Ciranda do Gatilho, grupo multimídia interdisciplinar; escreveu artigo especial para a revista Jacobin Brasil; no cinema realizou o curta "Nenhuma Fantasia" e o longa "Aquele que viu o Abismo" com Gregorio Gananian. Teve sua trajetória biografada em "Deixa Queimar", por Bernardo Oliveira.
Bernardo Oliveira
Eixo 01: Processos
Bernardo Oliveira é professor de Filosofia na Faculdade de Educação da UFRJ com doutorado em Filosofia pela PUC-Rio e estágio doutoral na Brown University, nos Estados Unidos. Além disso, atua como crítico de cinema e de música e é produtor no QTV Selo. Publicou Tom Zé: Estudando o samba (2014, Cobogó) e Deixa queimar (2021, Numa). Codirigiu com Saskia o filme Caixa preta (2022).
Foto_Rayanne Layssa
Eixo 02: Circulação e difusão
Rayanne Layssa é curadora e produtora de distribuição, natural do Recife. Participou da curadoria de importantes festivais de cinema no país, como CacheiraDoc 2020 (BA), Drive-In Paradiso em 2020 (SP) e Terceira Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte 2023 (MG), além de participar do São Paulo Locarno Industry Academy (2023). Atualmente é produtora de distribuição na Descoloniza Filme e diretora criativa na Mostra Correnteza de Cinema Atlântico.
Bruno Ribeiro
Eixo 03: Imaginários
Formado em Cinema e Audiovisual pela UFF e roteirista na Rede Globo. Realizou curtas-metragens que tiveram ampla circulação em festivais nacionais e internacionais, tendo recebido diversos prêmios, como o de Melhor Curta-Metragem no Doclisboa com "Gargaú" (2021) e Urso de Prata no Festival de Berlim com "Manhã de Domingo" (2022). É sócio-fundador da Reduto Filmes, produtora cujo portfólio acumula os curtas-metragens “Pele Suja Minha Carne” (2016), “BR3” (2018), “Gargaú” (2021) e “Manhã de Domingo” (2022). É um dos roteiristas da série "Os Outros" da Globoplay. Atualmente o realizador se dedica ao desenvolvimento de seu primeiro longa-metragem.
Juliano Gomes
Encontro 03: Imaginário
Crítico de arte, diretor, curador e professor. Formado em Comunicação (PUC-Rio), Mestre em Comunicação (ECO-UFRJ). Leciona no curso de cinema da FAAP (SP). Redator na Revista Cinética desde 2009. Foi comitê de seleção do Sheffield Doc Fest (2020 e 2021). Júri da DocLisboa (2019), RIDM Montreal (2022), Festival de Brasília (2022), Forum Doc BH (2021), Mostra Tiradentes (2019), FBCU (2012), Cachoeira Doc (2014), Festcurtas BH (2014) e Fronteira Festival (2015). Publicou na Film Quarterly, World Records Journal, Folha, Piauí, Filme&Cultura, e diversos catálogos. Publicou nos livros "1967 - Meio século depois" , "O Cinema Brasileiro em Resposta ao país". "Crítica e curadoria" (Selo PPGCOM UFMG) e "O Som que Manda" (Editora 34). Organizou o volume “Thomaz Farkas, todomundo” (Instituto Moreira Salles) junto a Kiko Farkas, Rosely Nakagawa, Sergio Burgi, e semifinalista do Prêmio Jabuti em 2025. Participou de banca de avaliação de projetos nos editais estaduais do DF (2021), Ceará (2015) e Pernambuco (2018). Programa a Sessão Cinética no IMS desde 2009. Dirigi os curtas "..."(2007) e "As Ondas"(2016), com Léo Bittencourt. E "Nada haver" (2022). Dividiu a direção de fotografia com Léo Bittencourt, do curta "Vagalumes" (2021), indicado ao prêmio ABC de fotografia. Mantém o podcast “Rascunho Ambiente”.

